martes, junio 1

Creative Commons - Parte III

Parte III: Colombia, Brasil e Algumas coisas interessantes

Como falamos no último post a organização Creative Commons nasceu em 2001, a partir das idéias levantadas por copyleft (pesquisando sobre este conceito encontré este blog que desenvolve bastante este tópico) e mais ou menos, desde 2005 estas licenças ter ajudado ao desenvolvimento da liberdade de conhecimento e das manifestações culturais. Com tudo em muitos locales ate agora as pessoas conhecen e usan estas ferramentas, que facem compreender melhor, de algum jeito, o fenômeno da internetportanto e meu objeto de estudo.

Na Colômbia temos uma jurisdição de Licenças Creative Commons, dirigida ou apoiada pela Universidad del Rosario e a Fundación Karismaassim no site de Creative Commons encontramos a jurisdição colombiana mais o site da jurisdição embora hajaestá quase vazio, fora util, sim tiverao informações em espanhol seria útil si tuviera información en español das Licenças (aunque esta información ya se encuentra traducida por la jurisdicción de España y algunas otras de Latinoamérica) pero lo mas importante seria contar con las aplicaciones sobre las legislación Colombiana en las licencias y unos datos de contacto para que las personas en general tuvieran acceso a esta información y pudieran despejar dudas. (Les dejo aquí el blog de Carolina Botero abogada, co-lider de Creative Commons en Colombia y conocedora de todos los temas relacionados a la propiedad intelectual y el internet, pienso que ella puede ayudar a aclarar dudas sobre el manejo y usos de las licencias aplicadas en el panorama Colombiano)


Desde meu ponto de vista em Colômbia, o conhecimento e uso das licenças ficou em uma turma de pessoas mais nas facultades, entre os estudantes e professores, que são as pessoas que fazem o conhecimento e tambem entre os designers, artistas, produtores, por dicer algums interessados, as licenças são. Equivocadamente se pensa que existe um risco no uso das licenças (risco de não estar protegido) o que o uso das licenças representa uma perda de orçamento ou que o projeto não tem orçamento, isso e a ignorância ou distância uma pessoa tem a internet, blogs e outras fontes de informação, aprofunda a divisão do uso e desuso do copyrigth e as licenças Creative Commons.


Diferentemente da Colômbia, Brasil tem mais desenvolvimento e interesse por este tópico e embora haja muitas pessoas dentro do campo da cultura que são desinformadas sobre issoo site da jurisdição mostra várias atividades para a socializaçãotradução e aplicação de licenças para Português Brasileiro e procura uma eficácia entre as pessoas que desenvolvem atividades artísticas. 


A este respeito, e muito coerente com o tema ocorreu no início deste ano o
Campus Party em São Pablo, ali foi apresentado um projeto de lei que protege os usuários da Internet e os criadores de conteúdo webA lei, de acordo com o que se sabe é bastante progressista e tem base das  licenças Creative Commons para estabelecer a liberdade no uso de materiais que não estão listados e promulgar a Internet como um serviço e um direito fundamental das pessoas. Leia aquí

Também entre outras atividades midiaticas, no Campus Party presento a nova versão das  licenças Creative Commons para Brasil, com traducão e adaptacão a   legislação em vigor no país.


O uso das licenças (as empresas mais grandes do mundo na internet como o Google faz uso destas licenças, para saber mais sobre essas histórias de sucesso, clique aquí juntamente com os grandes movimentos, como a geração de software livre que incentivem o desenvolvimento das comunidades em torno da questão e geram todos os tipos de respostas ao redor do mundo

Aqui vou apresentar algumas das iniciativas que utilizam as licenças Creative Commons e que eu acho interessantes:

-Projecto Gutemberg 
É um site que você pode baixar livros em mídia digital, esses livros são em sua maioria clássicos com direitos autorais agora livres, ou os autores são anônimos ou os direitos autorais foram liberados. Pode-se fazer downdload dos livros, completos e no ingles. A descarga não tem custo embora voce pode facer uma donacão para o site. Mas, eu não gostei de uma coisa do site, os livros são completamente livres em E.U.A., mas para os outros paises pidem investigar a situação dos direitos autorais de cada livro, porque pode variar. Sim eles fizeram essa investigacão seria uma tarefa monumental e é por isso que eu entendo mas não estamos em E.U.A., certo?
   
-Cultura Livre
E uma organicão que cria um diálogo entre diferentes países (Brasil, América Latina e África) sobre Cultura, Mídia e  Propriedade Intelectual. A organicão procura gerar na  prática um maior acesso à educação e ao conhecimento e da democratização da informação. O Site esta em Português.

É un site em Espanhol e InglêsÉ uma plataforma web para registrar os trabalhos criativos de qualquer tipopermitindo ao autor a liberdade de fazer o registo em qualquer momento e lugar, conservando as provas de sua autoria.


Finalmente, porque e possivel ir ao infinito, deixo algumos sites de comunidades que giram em torno da cultura livre e música, alí vocês podem ouvir músicas e também fazer downloads das Peças opsoundradiocapsulajamendo. Com essa mesma ideia se podem encontrar sites de filmes (logas e curtas) como cinepata, e public domain movies & filmes, entre outros.

Espero que esta pesquisa seja util para vocês.
Boa sorte e Tchau!

No hay comentarios: