viernes, noviembre 27

Deixo para vocês umas duvidas...

Há poucos dias atrás, aconteceu aqui em Floripa um evento que não poderia deixar de ir: cinema à R$2 ($2.000 dois mil pesos colombianos, mais ou menos) e claro que eu fui -e assisti dois filmes que não eram dos melhores, mas fiquei muito surpreendida com a ideia.

"Projeta Brasil Cinemark", é uma iniciativa da Cinemark para incentivar a produção nacional (como eles mesmos definem) e já tem 10 edições que consistem em pegar uma segunda-feira (Eu imagino que é o dia em que os espectadores são em menor número) e durante todo o dia exibir as mais recentes produções brasileiras, com uma entrada de R$2 por pessoa, não importa o filme ou a Sessão. A iniciativa não termina ali; o dinheiro da bilheteria desse dia, destina-se a apoiar festivais, com prêmios para longas e curtas, a restauração de cópias, a criação e apoio de arquivo de filmes, entre outros.

Para isso, o dinheiro da bilheteria é doado pelos produtores e pela Cinemark para a cadeia de produção de filmes. É importante dizer que esta iniciativa é feita em todos os cinemas da rede no Brasil e tem uma boa recepção no publico. Legal, não?

Acho que a iniciativa nasceu do Cinemark, e por isso que ingenuamente poderíamos acreditar que eles são os "Mecenas" do cinema nacional, por promover a produção cinematográfica, e é assim, mas a César o que é de César!

O Cinemark prevê o financiamento ou a participação financeira em festivais e escolas de cinema de todo o Brasil gerando maior popularidade da sua rede, atrai espectadores que no futuro frequentarão seus cinemas e vende o combo de pipoca e refrigerante por outros R$2, e tudo isto faz que a cadeia de cinemas receba uma publicidade e um "goodwill" sem par.

Mas aquí é onde esta a melhor parte da iniciativa, porque é bom para todos:
para o exibidor (como já falei), para o espectador porque conhece e tem acesso ao seu cinema (e tem também um momento de entretenimento para toda a família, a baixo custo), para o produtor porque seu filme é visto por muito mais público, para a industria, para as escolas e festivais, para os estudantes e participantes dos festivais, em fim, para todos.

Também se pode pensar, que de acordo as percentagens da bilheteria recebidos pelos produtores, eles estão dando mais. Mas parece um sacrifício bom, não?

Agora eu me pergunto:

1. E a Colômbia que teve 14 longa-metragems nacionais nos cinemas durante 2008, com entre 500 e 900.000 espectadores aproximadamente, de acordo com as estatísticas do Proimagenes en Movimiento. Não há necessidade de propostas como está, para aumentar esses números?

2. Talvez não seria bom para todos que o Dia do Cinema Nacional, feito em outubro, desenvolva uma iniciativa onde cada um recebe o seu próprio?

3. Quem deve ser o elaborador de tal atividade?

Então, como falamos na Colômbia: Deixo para vocês umas duvidas...

Para obter mais informações, visite as páginas de Cinemark Brasil e Proimagenes en Movimiento.

TChau.

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