martes, marzo 27

São Paulo se veste de Shakespeare


“Ser ou não ser, eis a questão”. Quem nunca escutou essa frase alguma vez?


William Shakespeare, o maior dramaturgo inglês de todos os tempos, conhecido por tragédias como Romeu e JulietaOtelloHamlet  e muitas outras pérolas, guarda o segredo para estar sempre nos palcos e telas no mundo todo.


Shakespeare, que nasceu em uma pequena vila da Inglaterra, começou trabalhando no teatro tomando conta dos cavalos dos espectadores, e aos poucos foi subindo de cargo até fazer o que ele gostava: escrever peças.
A maior parte da sua obra foi criada entre 1590 e 1613. Muitas de suas peças foram representadas na época, e ele passou a ser um respeitado poeta e dramaturgo. Com a companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men, depois conhecida como  The King’s Men, construiu o famoso Globe Theather.
As peças de Shakespeare, além de ter uma altíssima qualidade dramática, mergulham no complexo espírito humano, explorando sentimentos como o amor, a paixão, os ciumes, a inveja, e mostram com muita força e tenacidade cada uma dessas faces do ser humano, sendo às vezes cruel, mas também gerando uma identificação com o espectador. Isso é parte daquele segredo, que faz com que a obra de Shakespeare seja sempre atual e encenada.
 Agora, São Paulo se veste de Shakespeare apresentando várias peças do famoso dramaturgo:
No Sesc Belenzinho, está rolando o Experimento Shakespeare, uma mostra que reúne espetáculos, oficinas e uma montagem experimental de Romeu e Julieta através da dança. As atividades procuram uma aproximação do público com o autor e sua dramaturgia. O mais aguardado da mostra é a peça R&J de Shakespeare: Juventude interrompida onde quatro atores homens encenam toda a tragédia.
Na Praça Roosevelt, os Parlapatões apresentam uma versão renovada do seu espetáculoPPP@WllmShkspr.br. Um tour por 37 obras do mestre inglês, com perucas e caretas, a montagem mantém um humor mordaz e um olhar critico sobre a realidade nacional.
No Ipiranga, Cia. da M.A.T.I.L.D.E.,  de São Caetano, apresenta Romeu e Julieta, em versão ao ar livre, que procura a integração com o espectador. Em 2011 eles já encenaram A Tempestade, e continuam aprofundando no universo do autor.
E, em breve, em comemoração aos 30 anos da companhia, o Grupo Galpão encena novamente sua montagem de Romeu e Julieta, em um turnê por diferentes cidades do Brasil. A peça também fará parte do Globe to Globe, um evento sem precedentes organizado pelo Globe Theather (aquele que tempo atrás construiu Shakespeare), que junta montagens das obras do autor em diferentes línguas, encenadas por companhias do mundo inteiro.


Matéria para FalaCultura, fevereiro 2012

No hay comentarios: