lunes, enero 4

Creative Commons - Parte I

Entendendo o problema




Para os que nasceram antes do advento dos celulares e da internet, muitas vezes é difícil assimilar a velocidade com que se move a tecnologia e em geral a informação com as novas possibilidades oferecidas por estes meios. Parece uma relação inversamente proporcional, quanto mais anos se tem,  mais dificil é usar e compreender a internet. Por exemplo, so agora meus pais comenc,aram a usar a internet para escrever para nos, que ficamos aqui no Brasil. Tenho amigos que não gostavam de ter e-mail porque eles achavam que era uma moda passageira e outros que reuniam uma turma para olhar a internet como se fosse uma tv.


Mais para todos, jovens e nem tão jovens, é difícil e surpreendente a rapidez da internet e os novos relacionamentos, métodos, conhecimento, e em geral, tudo o que se produz.


Um dos topicos que mais é afetado por isto, dentro da indústria cultural, são os direitos do autor. A velocidade da rede, a capacidade para compartilhar material em redes P2P

(As redes P2P permitem a troca directa de informação, em qualquer formato, entre os computadores interligados. O fato de que servem para compartilhar e intercâmbiar informações diretamente entre dois ou mais usuários significou que foram e estão sendo, usado para troca de arquivos cujo conteúdo está sujeito às leis de copyright, isso gera muita controvérsia entre apoiantes e opositores desses sistemas. Extraído de wikipedia)

Como a publicação, mostra, envío de material fotográfico, visuais, som, e as downloads estimulan com votade ou não, a preocupação constante para os criadores, artistas, cineastas, compositores, patrocinadores que suas obras sejam copiadas (pirataria).





Lembre-se, há alguns meses, o filme "X-Men Origins: Wolverine" que um o dois meses antes da premiere, rodo por redes P2P em uma versão quase pronta, ainda não tenha alguns efeitos en 3D, alguns fundos e algumas músicas??? E este é um filme da Twentieth Century-Fox Film Corporation, então isso acontece até nas melhores famílias. Si eles não podem parar essa informação, quem pode???

As tentativas dos escritórios de Direitos de autor, da policía e das leis para combater a pirataria (ou esse espírito altruísta das redes P2P para compartilhar material com outros, que também compartilhean o material deles) e sobre tudo para parar a velocidade eo poder da internet (Lembre-se de Nicolas Castro, agora na prisão a Picota, na Bogota, por abrir um grupo no Facebook falando de matar os filhos do presidente Alvaro Uribe) são esforços em vão.

Internet deve ser compreendido e assimilado, com novas soluções que não restrinjam a sua utilização, pelo contrário que ainda o reinterprete e incentive. E uma desas boas soluções são as Licenças Creative Commons.

Que é Creative Commons? Como funciona? Para que serve? Vale a pena usar esse tipo de licenças? são perguntas com resposta em breve, nos meus próximos dois post, porque esto es longo, e não vale a pena ter presa, é melhor para apreciar e compreender.

Por agora os deixo pensar no problema, como sempre sorte e tchau.

No hay comentarios: