domingo, febrero 27

Fernando Meirelles e o primeiro dia de filmagem de seu novo longa-metragem

Primeiro dia de filmagem de 360

A câmera rodou finalmente. Redonda como o nome do filme.

Para chegarmos ao aeroporto de Mineápolis, onde as primeiras imagens foram feitas, tivemos que dirigir 8 horas desde Chicago, pois o aeroporto de Mineápolis estava fechado pela neve. "Tivemos" é força de expressão, estou sem minha carteira aqui, então, o Adriano enfrentou a pista com muita neve, à noite, e com um jet lag de 7 horas. 

Parece azar, mas foi sorte.  Pensamos que filmaríamos o aeroporto meio limpo e que teríamos que colocar a neve depois, na pós, mas a natureza roubou do Tamis este job. Nevou para esquimó nenhum botar defeito.  Mineápolis foi onde os irmãos Cohen filmaram Fargo, um lugar miserável para se morar, onde há neve seis meses por ano, mas, na semana anterior havia esquentado muito e derretido tudo, então, viajamos com medo. Comemoramos o "perfect timing".

Na verdade estes dois dias de filmagem foram apenas um aquecimento (se é que isso é possível a menos 9º de temperatura); tivemos que vir antes para garantir a paisagem branca. O filme começa a ser rodado, mesmo, dia 21 de março, em Londres.  

A preparação tem sido intensa. Nos últimos 12 dias dormimos em oito lugares diferentes; Londres, Viena, Praga, Paris, Eau Claire, Mineápolis, Chicago e Londres, novamente. Como disse o Adriano, este não é um projeto para ficarmos amigos do travesseiro, como devassos; experimentamos uma cama diferente a cada noite. Nem sempre o sono encontra a mesma porta nos corredores dos hotéis onde estamos , o que não nos ajuda muito. 

Na próxima semana, começam as visitas técnicas. Preciso urgentemente inventar uma desculpa para não poder estar presente. Meu tempo é mais bem gasto se puder ficar lendo e relendo o roteiro, assistindo filmes para ver o que posso copiar ou mesmo voltar às locações, mas sem 15 pessoas ao redor, para poder deixar a cabeça viajar sem pressão.

Antes as idéias aproveitavam qualquer brecha para entrar, hoje, prefiro ajudá-las, criando um certo espaço mental para elas aparecerem.  

Foi fria esta semana, mas o filme está esquentando.

F

Texto por Fernando Meirelles

No hay comentarios: