miércoles, abril 20

Querida vamos ao cinema?

Ela- E o bebê?
Ele- Ele vai conosco!
Ela- (com rosto de não entendi) Ah?

Foto: Luiz Frota - Cinematerna

Os que estamos na aventura de ser pais sabemos o difícil que são os primeiros dias -ou tal vez seja meses- do bebê em casa e  os que não sabem, podem imaginar os cuidados, atenção e tempo que precisa um o mais pequenos em casa. 
Assim a vida social do casal e especialmente da mãe é reduzida a quatro paredes, com algumas visitas e parentes.

Mas como tudo na vida tem solução, e o que está em falta são as boas ideias...
Foi assim que começo este maravilhoso projeto "CineMaterna"  com a ideia, o devo dizer com a necessidade de três mulheres, profissionais, mães e amantes do cinema, que não queriam ficar mais tempo longe do telão por seus bebes, pelo contrario, elas achavam que estar juntos (filho-mãe) no cinema, seria uma experiência única e enriquecedora, assim, em 2008,  se juntaram com outras mães para "invadir" uma sala de cinema com seus bebês, desta aventura nasce o que hoje dia é uma ONG chamada CineMaterna.

CineMaterna  são sessões de cinema amigáveis para bebês e suas mães. Os filmes são escolhidos pelas mães cadastradas no site de CineMaterna, elas votam entre uma selecção de filmes (que não sejam muito longos, nem violentos) pelo filme que é mais interessante para elas e as salas de cinema recebem aos bebês, com ar condicionado e som mais leve, com trocadores dentro da sala e com uma luz suave que permite alimentar ou ninar ao bebê.  

Também na frente da sala colocam tapetes de atividades, assim os bebês mais velhos (até 18 meses) podem brincar, engatinhar ou caminhar.

Depois do filme e com um cafezinho as mães tem um papo bem gostoso de suas anedotas, experiências com as crianças e também do filme.

Esta iniciativa teve e ainda tem uma resposta incrível, já está em 13 cidades no Brasil, tem patrocinadores e as redes de salas de cinema acolheram o projeto e fornecem todas as condições para a projeção. E os papais estão enchendo as salas, e por isso o projeto leva uma média de 20.000 pais nas sessões (entre eles eu!)


Será que essa ideia pode-se levar a outros países? 
Será que essa ideia darão certo na Colômbia?

Como sempre deixo para vocês um convite, aos meus leitores no Brasil que aproveitem esta maravilhosa oportunidade com seus filhos, sobrinhos ou netos (pode ir qualquer acompanhante, o custo da bilheteria é o mesmo de sempre) e aos meus leitores na Colômbia os convido para pedir as redes de cinemas do país um projeto como este.

No hay comentarios: