miércoles, mayo 18

"Karen llora en un Bus" (Entrevista)

Hoje estou feliz porque tenho a oportunidade de falar com um velho amigo, Gabriel Rojas Vera diretor do filme "Karen Llora en un bus" para que nos fale sobre o processo de realização do filme.








(Nos bastidores "Karen llora en un Bus" na foto Angela Carrizosa, Gabriel Rojas Vera y Frank Benitez)





D- Oi Gabo, tudo bom?
G-Oi Dianita, tudo, aguardando com ansiedade que seja 13 do maio, dia da Virgem e da premier do filme "Karen Llora en un bus" nas salas de Cinecolombia (Colômbia)

D-Sim você comcorda, facamos um resumo de teu perfil para as pessoas que não te conhecem
G- Claro que sim, eu sou Gabriel Rojas Vera, cineasta formado na Universidad Nacional de Colômbia. Roteirista e diretor do filme "Karen Llora en un bus" a premiere mundial foi no Festival de Cinema do Berlim, a premiere na Colômbia foi no Festival de cinema de Cartagena. Atualmente "Karen" vai participar em 8 festivais de cinema e a premiere em salas de Cinecolombia vai ser no dia 13 de maio, dia da Virgem e de "Karen"

D- Por favor, fala-nos rapidinho de a historia de teu filme "Karen Llora en un bus"
(embora o nome diz muito, né?)
G-Bom, sim o nome do filme é a imagem com o qual comecei a escrever o roteiro.
Vi uma mulher chorando dentro de um ônibusconfrontando a privacidade dos seus pensamentos e a ocorrência de um local público. Karen é uma mulher de 36 anos, dona de casa, dependente do marido, que decide mudar sua vida. Ele se separa, é faz uma viagem para começar uma nova vida a partir do zero, para encontrar uma maneira de provar que ela pode viver sozinha, as dificuldades da cidade, fazem que ela tenha que escolher entre permanecer na luta de sua nova vida ou voltar para o conforto do seu antigo lar.


D- Como foi o processo de realização do longa-metragem? 
Quanto tempo demoro fazer realidade este projeto?
G- Eu comecei a escrever esse script quando me formei na faculdade, que foi em 2005. O roteiro foi selecionado pelo Workshop na Argentina TyPA, onde foi examinado por
conhecidos produtores de cinema.
Um ano depois ganho o estimulo do " Fondo para el Desarrollo Cinematográfico", no 2007 foi selecionado no "Encuentro de Coproducción en el Festival de Cine de Guadalajara" e também ganho de novo no "Fondo para el Desarrollo Cinematográfico" mais para produção de longa-metragens. Depois de passar muitas dificuldades, em janeiro de 2010  foi filmado  e em novembro foi concluída em 35mm.
A premiere mundial foi em Berlim e agora estamos selecionados em alguns festivais.

D-Que grande dificuldade acharam ao longo do caminho e como fizeram para resolve-la? 
G- Eu acho que a inexperiência minha e do produtor, porque é o primeiro filme nosso, por isso muitas vezes tivemos que aprender fazendo coisas, que não tínhamos idéia de como fazer. 
Em um momento, parecia que o filme não poderia ser feito, mas com os poucos recursos recursos econômicos que tivemos dos estímulos, conseguimos terminá-lo e eu acho que foi
legal porque o filme tem representado a Colômbia  bem festivais internacionais.

D- Como foi a financiamento do projeto?  (fundos, editais, crowdfunding....)
G- O financiamento foi feito praticamente com recursos do FDC, agora temos algumas dívidas que eu espero pode pagar com a bilheteria, na verdade não é muito. O filme
acabou por custar cerca de 500 milhões de pesos colombianos (USD $ 300.000).

D- Em que países vão poder assistir teu filme? Aqui no Brasil? Dou uma ajuda com a tradução para as legendas? 
G- O responsável da distribuição internacional é uma empresa alemã chamada  "m-appeal" que nos contactou por estar na categoria de cinema em construção, em San Sebastián, Espanha, onde tive a oportunidade de compartilhar com Álvaro, teu esposo, que tem um projeto de animacao muito interessante. "m-appeal" é uma empresa que já tem distribuido outro filme colombiano que eu acho conhecerás "El Vuelco del Cangrejo" de Oscar Ruiz Navia, esta empresa composta somente por mulheres, está interessada no cinema colombiano, que sejá de qualidade e não fale de novo sobre os problemas que internacionalmente estão acostumados a encontrar em nossos filmes, você sabe que eu quero dizer, né?
No Brasil, com certeza mais tarde que cedo, vai estar lá, e claro, aceito tua ajuda com a linguagem, jejeje.

D- Que dicas você  pode dar para as pessoas que fazem audiovisual e que como você quer fazer realidade um projeto?
G- Eu acho que o primeiro é ter disciplina, encerrar o projeto, e enviar sem medo o projeto a tudo tipo de editais nacionais e internacionais.
Em segundo lugar, não pensar em o que o publico quer assistir, melhor ser honesto e escrever o filme que você gostaria assistir no telão. E, bom, lutar, economizar recursos e pensar bem sua equipe de trabalho.

D- Para encerrar envia um convite para assistir teu filme
G- Legal, convido a todos os leitores que visitem as salas e assistam o filme "Karen Llora en un bus" um filme um filme que não mostra as mulheres como um gancho comercial, o que mostra e  uma mulher real, de carne e ossos.
Um abraço para todos

D- Gabo obrigada pela atenção, um abraço gigante e muito sorte com "Karen" 
G- Obrigada você, saudades tuas aqui na Colômbia, e espero visitar-los logo no Brasil.

Deixo para vocês o trailer do filme





No hay comentarios: