sábado, julio 23

Cómo captar a verba para fazer filmes?

Na verdade ainda é dificil para mim como "gringa" falar de temas como financiamento ou mercado audiovisual aqui no Brasil, mas depois de pesquisar bastante vou tentar dar algumas ideias, mas vocês, por favor, me falam sim estivesse errada.

Mas primeiro devo dizer é que não posso fazer uma tradução de conteúdo porque a situação de Colômbia e a de Brasil é diferente e precisa fazer um post diferente, então vamos adiante

Além dos concursos, os editais (federais, estaduais e municipais), a coprodução, e a publicidade que são as alternativas mais conhecidas de financiamento para fazer filmes, temos:


Tem varias leis mas nosso exemplo vai dar conta da lei Rouanet que atúa em todo Brasil e possibilita que empresas (PJ) ou pessoas (PF) aplicarem uma parte do seu imposto de renda (IR) em projetos culturais. 

O processo é mais o menos assim: Primero os proponentes se cadastram em um site do MinC, depois se faz a proposta do projeto, preenchendo todas as informações do projeto (por exemplo: objetivos, descrição, justificativa, orçamento, etc). Assim o projeto vai ser avaliado, e sim o projeto for aprovado pelo MinC, os proponentes podem procurar por incentivadores, sejam pessoas ou empresas, que vão fazer o investimento descontando um porcentual de seu IR. 

Os incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter o total ou parte do valor desembolsado deduzido do imposto devido, dentro dos percentuais permitidos (PJ 4% PF 6% do IR), e além disso fortalecem projetos culturais.

Esta é uma possibilidade interessante mas não é fácil, além de ter um projeto atrativo, você tem que ganhar a aprovação do MinC, e depois conquistar os corações dos incentivadores que darem a verba a o seu projeto; mas você é corajoso, né? 
Então com certeza pode consegui-lo!

2. Crowdfunding 

O Crowdfunding que tem ganhado muita popularidade nos ultimos meses com a criação de vários sites aqui no Brasil (Catarse, Multidao, Bepart, Movere, Benfeitoria...), e com a incorporação de projetos bastante conhecidos nos sites como é o caso "Ateliê da Imagem" e da banda "A Banda Mais Bonita da Cidade"



Também tem muitos textos, artigos e pesquisas na área aqui deixo para vocês dois links a artigos recentes e bem feitos do tema:
Cultura e Mercado 
Overmundo
E até tem um blog de crowdfuning Brasil

3. Empréstimos
As dividas são para mim sinônimo de pesadelo, então vou sempre devagar com os bancos e os créditos, mas para fazer um filme, e mais sim é um longa-metragem com certeza a gente vai precisar disso; mas agora tem outra possibilidade, e aqui no Brasil já tá acontecendo.


O Social Leding ou  P2P Leding,  são empréstimos feitos pessoa a pessoa mediante um site que geralmente coordena o negocio, cobrando uma taxa pelo serviço, porém os juros são mais baixos e os retornos dos investimentos são maiores que os da poupança, tudo isso por conta que o negocio não tem por meio os bancos. Este tipo de operações é muito conhecida nos USA e Europa, e são uma dor de cabeça para os bancos. 


Aqui no Brasil, FairPlace esta dando os primeiros passos mas já conta com um bom número de usuários. 

Para conhecer um pouco mais pode dar uma olhada a estas matérias:
InvestMais 
Economia e Negócios


Agora conhecendo todas as possibilidades você pode achar um jeito para financiar seu projeto, tal vez misturando o que você acha melhor o mais eficaz para o seu projeto, o caminho não é fácil mas temos que tentar!



Aqui um exemplo de mistura bacana (o documentário "Eu Maior" que já tem uma boa verba no bolso, mas ainda está em etapa de captação) 


Boa sorte para eles e para você muita forca e dedicação para os seus projetos :)




No hay comentarios: