lunes, agosto 29

Cinema de terror na Colômbia I

Estimulado pelo crescente interesse dos jovens cineastas colombianos pelo cinema de terror ou horror (quero dizer os menores de 21 anos), que nas aulas das Escolas de Cinema das Universidades da cidade fazem muitos exercícios com este género -as veces subestimado, mas certamente complexo e difícil- faço umas pequenas notas sobre este gênero de cinema e sua presença no cinema nacional.

O terror tem como principal ingrediente a preocupação de que algo terrível está por acontecer, portanto, joga com as expectativas e as suposições dos espectadores. Não tem nada melhor nestes filmes, que as voltas da narrativa sejam inesperadas e surpreendentes, tarefa realmente difícil para os roteiristas do gênero. A câmera cinematográfica, tem que sugerir diferentes caminhos, tem que gerar novas imagens na cabeça dos espectadores, despertar medos na cotidianidade, assim será mais eficaz. Às vezes, o exagero do visual, essa pornografia da imagem, faz virar aquelo destinado a produzir medo em uma comédia absurda.

Entre os temas recorrentes deste gênero estão os casos de assassinos em série, canibais, monstros, fenômenos e ermitas, cruéis vinganças da natureza pelos usos que o homem tem feito com ela, invasões alienígenas de todos os tipos; mortos-vivos prontos para devorar, fantasmas, casas mal-assombradas, possessões demoníacas, demônios, seitas satânicas e rituais de vodu, além de criaturas mitológicas como vampiros e lobisomens.

O Homem teme ao desconhecido, mas também é fascinado por isso mesmo. Esse gênero é essencial porque explora todos esses aspectos que nos assustam ou talvez porque exploram esse lado escuro, mórbido e até mesmo perverso que cada pessoa tem diferentes proporções. O cinema de terror é a possibilidade de sofrer e viver por um tempo um pesadelo coletivo, sem riscos reais, sem ter que enfrentar o horror em primeira mão.

No mundo tem havido grandes mestres do gênero desde Murnau até Wes Craven, lembramos também a Hitchcock, os filmes baseados nos livros de Stephen King e os filmes de série B de George Romero. Na Colômbia, por muitos anos o principal representante foi Jairo Pinilla com seus inesquecíveis filmes, como “Funeral Siniestro” y “Veinticuatro horas con la Muerte” que apesar dos tristes resultados seus filmes foram um corajoso esforço para obter este tipo de filme.

São mais novos os esforços de Adolfo X com seus filmes do personagem Mountruox, um anjo encarnadono corpo de um "metal maniac" que luta contra um falso profeta, mas certamente, a entrada no século XXI reavalio o gênero na Colômbia com o sucesso de filmes como “Al final del Espectro” dos irmãos Carlos Esteban y Juan Felipe Orozco. Daqui a pouco vai acontecer a premiere do filme "El Páramo" do diretor Jaime Osorio Márquez, que conta a história de uns soldados enviados para um lugar desolado onde eles encontram um único e misterioso sobrevivente, que acabará por minar a integridade e sanidade dos soldados.

Como se pode ver o tema é bastante grande, assim que para não entedia-los, vou continuar estas notas em um novo post sobre o cine de terror nas nossas telas. Por enquanto, os deixo com o trailer do filme de Osorio e terminou aplaudindo a boa saúde deste tipo de filme nestas terras, que, aparentemente ficara conosco por um bom tempo, porque até os mais novos nas faculdades estão trabalhando em nele.
Texto Cristhian Avila - Tradução Lucia Caicedo Suárez

No hay comentarios: