miércoles, septiembre 14

Entrevista a Xavi Sala

Hoje tenho o prazer de falar com Xavi Sala, jornalista, diretor, produtor e roteirista de alguns curta-metragens e um ótimo consultor de roteiro, que conheci em São Paulo, graças a um curso

Aqui dois de seus curta-metragens

"En el Instituto"



La Parabolica





L- Oi Xavi, tudo bem?
X- Tudo, obrigado.

L- Por favor fala um pouquinho do processo de realização de teus curta-metragens, ¿o que acontece primeiro?
X- Vou juntando ideias que acho interessantes e algumas se desenvolvem e outra não. Se as coisas vão bem, faço uma proposta e escrevo o roteiro com muito trabalho e faço uma avaliação com outros colegas. Quando acho que o roteiro estão pronto, preparo um dossier do projeto para apresentar aos organismos que dão subvenções ou apoios e assim começar o financiamento.

L- Como você definiu a sua equipe de trabalho? Ou seja, você sozinho faz muita coisa, isso foi uma decisão tomada desde o principio ou aos poucos você chegou nesse esquema de trabalho?
X- Eu não tive escolha. No começo da minha carreira procure produtores incansavelmente. Como não consegui ninguém decidi fazer a produção eu mesmo e finalmente encontrei prazer nesse trabalho. Ser roteirista, diretor e produtor dos meus curta-metragens me faz muito livre de ação e criação mas também tenho dores de cabeça. Para meu futuro longa-metragem, gostaria de dividir a responsabilidades com outras produtoras mas não é nada fácil. Em relação à distribuição, nos últimos anos já não estou sozinho, colabora comigo uma empresa especializada.

L- O que você acha do curta-metragem em geral e que pensa do curta-metragem em relação com a internet?
X- O curta-metragem é o gênero mais livre que existe, onde você pode correr riscos criativos, ser politicamente incorreto e desencadear propostas impraticáveis ​​no mundo do longa-metragem sob várias pressões. A transição para o cinema digital foi definitiva na democratização do audiovisual em geral, e a divulgação na internet e as novas telas permitem chegar a audiências em todo o mundo. Porém, a supersaturação pode desvalorizar os curta-metragens e provocar abusos. A venta de curta-metragens para a televisão tradicional é muito rentável, mas não internet. É preciso que os curta-metragens sejam exibidos na internet com critério e que os produtores tenham benefícios econômicos por isso.


L- Xavi, neste blog falamos um pouco sobre o trabalho do coordenador de produção no cinema, você como define esse cargo?

X- O mais importante é ter algo para dizer, seja você o roteirista ou não. também o produtor deve acreditar de coração no projeto, ninguém melhor que ele para defende lo. É importante conhecer bem o meio, o que liga ou não com um tipo de espectador, pedir criticas e sugestões das propostas para colegas, fazer testes antes de entrar na aventura de editais, financiamento, produção e distribuição. O coordenador de produção deve ser capaz de falar do filme de forma semelhante ao diretor, ou seja, deve conhecer muito bem o projeto, além dos números e as gestões. 



L- Que grande dificuldade você teve durante uma produção e como você superou isso? 

X- Brigas entre a equipe de trabalho durante uma filmagem. Tive que mediar entre eles, e pedir calma e responsabilidade até terminar o trabalho. O produtor deve manter a clama durante todo o processo, é claro que não todo o mundo pode com isso e se você acha que não tem capacidade para isso melhor não fazê-lo.

L- Que ideia ou dica você pode dar para as pessoas que estão começando nesto do audiovisual 
X- Lutar e nao perder nunca a ilusão pelos projetos nos que voce tem confianca. Ser humilde e perder o medo, mas não o respeito frente às dificuldades, se outros conseguiram porque você mesmo não vai conseguir, o cinema não é herança de ninguém, é o patrimônio de todos. Entender bem os projetos nos que se trabalha, ser capaz de falar sobre eles com naturalidade, conhecer bem as expectativas criativas de tua equipe de trabalho.


L- Xavi, muito obrigada pelo tempo, boa sorte em teus projetos e nos falamos :)
X- Foi um prazer.

Para conhecer mais do trabalho de Xavi, podem visitar seu site www.xavisala.com

No hay comentarios: