jueves, septiembre 15

Bate-papo com Animatorio





Hoje vamos falar com Animatorio o estudio de animação que ha pouco tempo ganho varios premios pela publicidade "Toy Soldier" e fiz a estreia da curta-metragem "Neomorphus"


Olá Animatorio
O primeiro que eu preciso falar é que Animatorio tem ganhado tuda a minha admiração, não todos os dias você encontra um trabalho tão honesto, mórbido, intenso e impecável ao mesmo tempo. Se eu pudesse ficaria assistindo em loop por meses, mas infelizmente preciso pagar as minhas contas...


Então, vamos adiante com as perguntas

NP- O Neomorphus é assinado pela produtora, tanto na direção como na produção, alí aparece a minha primeira grande pergunta. Como foi a equipe de trabalho, foi um trabalho colaborativo feito a varias mãos?
A- Foi um trabalho colaborativo que teve início quando o designer Abiúro nos apresentou um projeto de vinheta de abertura de um festival. A partir dessa primeira proposta fizemos alguns brainstorms que foram dando base para o que viria a ser o curta.

NP- Gostaria que vocês falassem um pouco sobre o desenvolvimento do roteiro, como de fato o filme não tem uma estrutura clásica, por isso imagino que o processo da escrita também não foi clásico
A- O tema inicial era uma abordagem livre sobre o conceito de metamorfose, a partir disto elaboramos um roteiro com teor sombrio que favorecia o lado visual e técnico, as três preocupacoes iniciais para o curta. O roteiro surgiu em conjunto com a parte visual do filme, em um exercício de como explorar as possibilidades de algumas partes do cenário, ou de um boneco. Algumas cenas do filme foram concebidas levando em consideração a possibilidade de fazer movimentos de câmera em stop motion usando um robô que havíamos adquirido para tal.



NP- Neomorphus faz parte de uma série, de essa serie já vimos o primeiro e segundo episodio, eles são bem diferentes e por isso penso que é uma serie de animação autoral, como vocês chegaram até lá?
O que vai vir nos próximos episódios da serie?
A- A serie iniciou com a proposta de fazer a vinheta de um festival de filmes, com uma temática livre. Tivemos a ideia de fazer uma primeira vinheta, que seria seguida da abertura completa do festival. O festival em sí não aconteceu, porem finalizamos assim mesmo a vinheta, que demos o nome de "Adiantum Pedatum". A vinheta se tornou o primeiro episódio da série "Praepostere" , do latim ‘de dentro para fora’. O curta "Neomorphus" é o segundo filme, que entre si são diferentes, mas possuem algumas semelhanças que fazem parte do conceito da série - filmes experimentais feitos com uma mistura de técnicas de animacao tendo como plano principal o stop motion, com um teor obscuro e sombrio.

NP- Eu vejo que nos últimos anos a animação stop motion tem ganhado uma posição de vanguarda num mercado predominantemente digital. Cómo vocês lêem esse fenomeno? ¿Cómo aproveitar essa onda?
A- O stop-motion sem dúvida voltou com força após o lançamento de um sequência de longas nesta técnica tais como Noiva Cadáver, A batalha dos Vegetais e Senhor Raposo. No entanto, ao menos no Brasil, a aplicação dessa técnica no mercado publicitário enfrenta algumas dificuldades. O tempo de produção é mais longo e difícil de encaixar nos prazos habituais, a dinâmica de aprovações e alterações também tornam esta técnica muitas vezes inadequada. Mas não desistimos facilmente, sempre que possível fazemos propostas e tratamentos nesta técnica para os roteiros que nos chegam.

NP- Aqui em "Notas de Producción" temos um publico novo que gosta de ler dicas de professionais do mercado. Vocês podem falar um pouco sobre como construir atmosfera em um filme? Pessoalmente acho das coisas mais complexas de fazer e no caso do Neomorphus vocês conseguiram faze-la muito bem.




A- Não conhecemos nenhuma fórmula para isso, somos todos muito intuitivos aqui no estúdio, porém acreditamos que a construção de atmosfera em um filme vem da combinação de uma série de fatores. O início é a consciência da sensação que queremos transmitir, a partir disso temos de certificar que todos os elementos como câmera e luz estão de acordo com esta escolha. Os materiais são importantíssimos para isto também, a escolha certa das texturas tanto no personagem quanto no cenário podem incrementar muito o aspecto geral do filme. Temos o costume também de pesquisar bastante na pós produção para colorizar e adicionar efeitos que não tenham aparência artificial.


NP- O qué podemos conhecer respeito da financiação do projeto?
Pelo que vemos na tela não tem cara de filme de baixo orçamento.
A- O filme foi pago pela produra, e foi financiado com o cache dos filmes publicitarios que fazemos. É um filme de baixo oçarmento que foi realizado no tempo livre entre um e outro trabalho de publicidade.

NP- O qué vocês acham da coprodução, vocês teriam interesse em fazer uma coprodução com pessoal da Colômbia?
A- A coproducao é uma otima maneira de viabilizar um projeto dividindo tarefas e especializacoes entre produtoras e possibilitando a captacao de recursos atraves de diferentes mecanismos de fomento. Vemos isso de uma maneira aberta e favorável. Existe o "Acordo Latino-Americano de Co-Produção Cinematográfica" do qual o Brasil e a Colombia fazem parte e que favorece esse tipo de producao.

NP- Como é na vida na produtora depois de fazer um filme de essa qualidade e sucesso?
A- Idêntica à de antes, a única diferença é que por vezes damos alguma entrevistas, principalmente aos aficcionados por stop motion.

Animatorio muito obrigado pelo papo e muito mais sucesso para vocês!


"Adiantum Pedatum"




"Neomorphus"


Making of  "Neomorphus"

No hay comentarios: