jueves, septiembre 15

Outsiders (Entrevista com Juan Neva e Sergio Abello)


Faz alguns dias conheci dos prêmios que o curta-metragem Outsiders tem recebido, e como foi o TCC de uns dos meus antigos estudantes na Universidade Agustiniana em Bogotá, quiz falar com eles para detalhar um pouco o processo de realização 

L- Oi meninos, tudo bem? 
J- Oi, tudo. 
S- Tudo bom. Tudo tranquilo.
L- Primeiro quero parabenizar vocês pelos  prêmios obtidos pelo curta-metragem, estão contentes?
J- Muito contentes. Nossa participação em festivais tem sido quase um acidente. Falam para nós de um festival e enviamos imediatamente. Embora não tem sido muitos festivais, a surpresa foi enorme quando a gente apareceu na concorrência ou como vencedores. A ideia é continuar participando em tudo.


S- Nunca pensamos que Outsiders tivesse o roteiro de festivais que tem, na verdade nunca acreditamos que chegara a lugar nenhum, é um projeto similar a seus personagens de baixo perfil. 


L- Por favor brevemente podem-me dizer o que conta Outsiders?

Outsiders fala diretamente da confusão e dificuldade emocional que vem de ser um adolescente, além de ser um retrato das dinâmicas sociais, e o fortes que podem ser num ambiente como a escola.


L- Onde nasce a historia?
Sem duvida "Outsiders" começo mas que como um roteiro, como uma terapia de avaliação sobre nosso papel social, como homens, sem muitas respostas, rsrsrs. De fato o tema nos apaixono (nos apaixona!) e assim aos poucos construímos uma história onde falaram os que nunca falam, esse foi nosso objetivo ao escrever a história.

L- Como foi o processo de realização, quantas pessoas participaram e quanto tempo demorou até a conclusão? 

S- Outsiders nasce como um roteiro no ano 2006 para um workshop de escritura na faculdade, mas estava longe da história de hoje, foi até 2008 que junto com Juan voltamos trabalhar na história como TCC, entre reescritas e assessorias, fomos encontrando um caminho e apareceram pessoas importantes para o projeto como Andrea Montoya coordenadora de produção e John Velásquez como tutor.

J- Frente a nossa inexperiência para fazer o que foi o maior desafio da nossa vida acadêmica, não tivemos mas escolha que preparar bastante a pre-produção, cada um desde sua área trabalho bastante. Semanas de trabalho com atores, assistir filmes uma e outra vez, assessorias com professores. Embora, na real não fizemos tudo o que os professores diziam para resolver os problemas do roteiro, fomos teimosos porque tínhamos medo de perder a essência do que queríamos dizer por agradar aos outros.

Foram uns 5 dias em consecutivo de filmagem, com umas 15 pessoas entre atores e a equipe de trabalho (com extras chegamos a mais de 40 pessoas) e um monte de locações. Eu diria que foi um bom trabalho de todos porque tínhamos claro o que a gente queria, e tudo deu certo.  



A primeira versão foi uma edição que fizemos com Sergio e recebemos um monte de criticas de alguns professores pela duração e o ritmo, embora outros gostaram mais. 
Sofremos muitos meses tentando subir o material em HD para editar-lo do melhor jeito possível. Nesse momento o senhor  Andrés Porras, quem gosto da primeira versão, fiz uma nova edição, com muitas coisas interessantes que ajudaram a que o espectador compreendesse a historia. Assim deixo de ser o curta que só Juan Neva e Sergio Abello compreendiam e tornou-se universal, por assim dizer, sem perder a essência e com boa qualidade. 



S- É bom dizer que dentro da turma de pessoas em TCC, Outsides nunca o foi o mais forte, e foi fortemente criticado pela sua estrutura dramática, como anedota, durante o processo, Outsiders ganho o reconhecimento como "O pior pitch da faculdade" por nossa dificuldade para explicar o roteiro. Mas foi selecionado e realizado. Hoje acho que foi por nossa claridade temática e como proposta visual sempre foi clara.


L- Durante o processo tiveram alguma grande dificuldade?  Como a superaram?

S- Demais. E de todo tipo. Até quase acaba com nossa amizade. rsrsrs




J- Tinhamos um plano de filmagen bem feito mas totalmente doido, tinhamos que fazer mais de 30 shots por dia! Estávamos correndo o tempo todo, e isso fazia a gente perder a cabeça.  Muitas brigas e um estresse insuportável. Esto só mudo quando termino a filmagem, acho nós dois não queríamos nem falar por um bom tempo. Passaram duas semanas e a gente se encontro para dar uma olhada no material. Estávamos tão felizes com o que estávamos assistindo que todas as arestas foram deixadas do lado.


S- A inexperiência, enfrentar os trabalhos da filmagens deu um medo grande. Mas tudo foi acontecendo bem,  pela claridade que tinhamos com a historia, o visual e o ritmo. Todas as ideias e os caminhos que encontramos na pre-produção, fizeram que tudo acontecera para construir uma boa proposta, por isso acho que a chave foi a pre-produção, lá estavam todas as respostas as perguntas que não tínhamos nem pensado.



L- Onde as pessoas podem assistir o curta-metragem? 


S- Até agora a difusão tem sido nacional, em festivais e mostras, felizmente ainda está em difusão e aguardamos que seja assim um tempo mais, ainda faltam alguns lugares por visitar.
J- Também a gente deu copias do curta para as pessoas que gostaram dele, não temos problema com isso.

L- Algo mais para dizer....

Se alguém lê esto e tem um projeto na gaveta mas acredita nele, faça-lo!
Outsiders quase fica na gaveta, e nossa! Quantas surpresas trouxe para nós!
Nada se perde, só alguns DVD. Siga seus instintos, se tem que ser teimosos na escola e acreditam no que vocês quer fazer, faça-lo, sem dúvida!

L- Obrigada meminos pelo seu tempo, muita sorte e sucesso para vocês :)
Obrigada por não esquecer a gente e pelos ensinamentos


L- Para vocês o trailer de "Outsiders".


No hay comentarios: